A anemia é a queda na contagem de células vermelhas do sangue circulante no ser humano, sendo mais conhecida pela população leiga como uma dosagem baixa da hemoglobina. Esse problema é relativamente comum, estando presente em cerca de 9,9% da população adulta brasileira.
Anemia é sinal de alerta!
As hemácias, células vermelhas do sangue, são responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico pelos vasos sanguíneos e, com isso, auxiliam na manutenção do funcionamento de todas células, órgãos e sistemas do corpo.
Para que a vida possa ser mantida, necessitamos da oxigenação adequada de todo o organismo. Sendo assim, quanto mais anêmico, mais prejudicado fica o equilíbrio de todo seu funcionamento.
Em termos de exame de sangue, a anemia é considerada quando há um nível circulante de hemácias ou hemoglobina abaixo do normal no sangue.
3 causas de anemia no adulto
Para haver anemia, um ou mais de três problemas devem acontecer, conforme veremos a seguir. Acompanhe.
1. Deficiência nas reservas de ferro
A deficiência das reservas de ferro e nutrientes no nosso organismo pode ser um fator que leva à anemia no adulto.
O ferro entra na formação das células vermelhas do sangue. Assim, quando o paciente tem deficiência desse elemento ou de outros, pode haver anemia. Isso é mais frequente em pessoas sem condições de obter dietas adequadas para suas necessidades.
Além disso, o problema pode ocorrer devido a doenças e cirurgias que podem diminuir a absorção de nutrientes, bem como em casos de pessoas que fazem dietas ultra restritivas.
2. Problemas na produção de células do sangue
A medula óssea é responsável pela formação das hemácias, mas pode ter prejuízo em sua função em casos de:
Doenças crônicas ou tumorais (problemas renais, leucemias);
Reações a medicações (como a quimioterapia no tratamento de câncer);
Efeitos colaterais de alguns remédios.
3. Perda de sangue (hemácias)
Já a perda de hemácias (sangue) é a causa mais comum de anemia no adulto, seja pela menstruação, por sangramento excessivo em algumas mulheres – por causas ginecológicas –, ou por perdas visíveis, ou indetectáveis pelo trato gastrointestinal.
Problemas como tumores, úlceras, inflamações, divertículos ou malformações de vasos podem ser responsáveis por sangramentos significativos.
Sangue oculto nas fezes
Não pensem que só porque não há sangue identificável a olho nu em suas fezes que ele pode não estar lá. Inclusive, o exame de pesquisa de sangue oculto é baseado nesse fato.
Lesões e traumas
Não podemos nos esquecer dos casos de traumatismos. Em outras palavras, qualquer machucado que rompa a pele até a derme vai produzir sangramento. Quanto maior forem os vasos sanguíneos atingidos, maior será a perda sanguínea – se persistir, pode levar à anemia e até à morte.
Se o sangramento é externo e visível, fica mais fácil ser detectado e levado à atenção de um médico. Já no caso dos politraumatismos (acidentes e agressões), pode haver hemorragias internas de difícil controle e com maior risco a vida.
Sendo assim, QUALQUER paciente, com caso de trauma de grande energia, deve ser levado ao pronto-atendimento.
Sinais da anemia no adulto
Na maioria dos casos, a anemia não apresenta sintomas, principalmente se vai se instalando de maneira lenta, como no caso de perdas insensíveis de sangue (não visíveis).
O nosso organismo se adapta muito bem a mudanças lentas e graduais, e não é raro encontrarmos pessoas com níveis muito baixos de hemoglobina e que se queixam de leve fraqueza ou desânimo.
Já a perda sanguínea abrupta, como no caso de um sangramento, pode levar a quadros intensos como desmaios sem que haja grande risco para a vida.
Principais sintomas da anemia:
Fadiga
Fraqueza
Fôlego curto
Dor de cabeça
Outros sinais da anemia podem ser:
Palidez de pele e mucosas
Frequência cardíaca aumentada
Queda de pressão sanguínea
Tratamento para anemia no adulto
A anemia não é a doença e, sim, a manifestação de algum problema. Não podemos nos ater apenas às consequências, mas à causa. É por isso que é a anemia é considerada um sinal de alerta e deve ser levada à atenção de um médico.
Como o objetivo aqui do blog sempre foi a prevenção de doenças e a promoção da saúde, recomendamos o acompanhamento coloproctológico de saúde após os 45 anos para TODOS. No caso das mulheres, os ginecologistas também devem ser consultados após a menarca (data da primeira menstruação).
Como vimos acima, as causas de anemia são importantes e muitas vezes não há sintomas, então, mesmo no caso de não sentir nada, se seu exame identificar uma possível anemia, procure um médico.
E aí, sua saúde está em dia?