Desde que escrevi aqui no blog um texto sobre as medidas físicas para o tratamento de hemorroidas (gelo e calor), tivemos muitas solicitações de leitores e pacientes para criar um pequeno guia de como fazer um banho de assento efetivo e seguro.
Então, hoje chegou o dia em que buscamos organizar o conceito, indicações e modo de fazer dessa ferramenta tão importante e que traz alívio para doenças anais.
O que é o banho de assento?
Banho de assento é uma imersão morna a quente da região perianal, perineal e escrotal que pode ser feito com água apenas ou com o uso de medicações, ou infusões. Ele tem ação de relaxamento muscular e aumento do fluxo sanguíneo, sendo um tratamento utilizado por diversas especialidades médicas como coloproctologia, ginecologia, urologia, cirurgia geral e dermatologia.
Quais as indicações do banho de assento?
As principais indicações do banho de assento são para casos em que necessitam de:
Melhora da cicatrização
Tratamento de processos infecciosos
Drenagem de secreções acumuladas
Tratamento de eczemas e dermatites
Diminuição do edema
O banho de assento pode ser realizado em situações como:
Vaginoses
Inflamações vulvares
Cistites
Dermatites
É preciso usar ervas, sais e medicações diluídas na água?
Na imensa maioria dos casos, apenas água é suficiente para o banho de assento. Produtos químicos e preparações podem induzir reações de irritação local, alergia e até piorar o quadro do paciente.
Em casos selecionados, o médico ou profissional de saúde devidamente treinado pode prescrever substâncias a serem diluídos, com intuito de tratar dermatites, secar úlceras e eczemas, limpar e desinfetar feridas.
Como fazer o banho de assento?
Antigamente, a principal ferramenta na realização do banho de assento era a bacia; toda casa tinha uma, era barata e servia por muitos anos. Hoje, existem alternativas mais higiênicas e ergonômicas para esse tratamento que promove alívio.
Realmente, a ideia de uma água em contato com a área doente, sem a devida renovação, não é ideal. Por conta disso, hoje em dia é possível comprar assentos de plástico que se adaptam ao vaso sanitário e que recebem a água morna de um reservatório suspenso.
Na imagem a seguir (créditos da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos), é possível observar que esse dispositivo permite que a água morna seja constantemente irrigada e drene naturalmente para o vaso, sem sujeira, e mantendo a região aquecida e limpa.
Detalhes importantes do banho de assento
Temperatura: entre 40 a 43 graus Celsius.
Profundidade da imersão: no máximo, 10 cm (o suficiente para cobrir a região).
Tempo de duração: cinco minutos (alguns autores sugerem manter o processo em aproximadamente 15 minutos, entretanto, muito tempo de imersão pode gerar maceração da pele, diminuindo a sua resistência).
Repetição: até 4 vezes ao dia.
Cuidado: regiões dolorosas são menos sensíveis ao calor, então, atenção para não se queimar.
“Posso usar a banheira?”
Claro, sem problemas, mas evite tempo excessivo.
“O que fazer depois do banho de assento?”
Cada médico vai determinar o tratamento da doença que aflige o paciente. Nos casos de tratamento de dor, após a imersão, seque a região com toalha limpa e cuidado para não traumatizar a área afetada.
Em casos de doenças como hemorroidas, fissuras, eczemas e fístulas, aplique o tratamento indicado e use curativos se necessário.
E, em caso de mais dúvidas, entrem em contato com nossa equipe. Estamos sempre à disposição.
Comments