Quem tem câncer de intestino sente algum sintoma?

Quanto tempo demora para o paciente com câncer de intestino apresentar algum sintoma? Vamos buscar esclarecer isso ao longo do texto, mas essa doença normalmente se desenvolve lentamente, ao longo de anos.

Inicialmente, a maioria das pessoas começa a apresentar sintomas como pólipos, que são elevações (com aspecto de um nódulo) no relevo da mucosa intestinal. Os pólipos são benignos e vão crescendo até que suas células começam a degenerar-se, tornando-se cancerígenas.

Quando a doença se desenvolve a partir de lesões benignas, de maneira lenta, no começo a pessoa não sente nada. Então, quando um paciente pergunta em nossa clínica “quem tem câncer sente algum sintoma, alguma coisa?”, a resposta é… Depende!

Influências no sintoma de câncer de intestino

Como assim, depende???

A verdade é que são muitos os fatores que influenciam o início dos sinais e sintomas do câncer de cólon e reto, e vamos listar alguns deles para vocês entenderem.

Estágio evolutivo

Quanto mais inicial for a fase do tumor, menor é a chance de ele causar sintomas. Com o seu crescimento, a lesão começa a produzir muco (que pode causar diarreia), pode sangrar ou pode obstruir a passagem das fezes.

É por isso que sempre falamos que, quanto antes se procura o médico, maiores as chances de cura. Outro fator importante é que, quanto maior for o avanço da lesão, mais ela consome o organismo, causando:

• Emagrecimento involuntário

• Desnutrição

• Anemia

Ir ao médico com frequência ajuda no diagnóstico de câncer de intestino, mesmo sem sintoma

Tamanho do câncer de intestino

Quanto maior for o tumor, maior é o efeito que ele causa no interior do cólon e reto, podendo levar aos sinais e sintomas descritos acima.

Localização do tumor no intestino

Cânceres mais próximos do ânus costumam gerar sintomas mais precocemente do que aqueles localizados no início do intestino. Por estarem mais próximos da saída, as fezes já estão formadas nessa região e a presença de sangue ou muco é mais facilmente detectada.

Estágio nutricional e de saúde da pessoa

Uma pessoa já magra ou debilitada tende a apresentar mais os sinais de crescimento de um câncer do que um jovem bem nutrido. Este vai demorar mais para emagrecer ou demonstrar os sinais de fraqueza causados pelo desenvolvimento da doença. Mas vale lembrar que câncer de intestino também acomete jovens.

Tipo e forma do tumor

Existem tumores ulcerados (em forma de machucado) que tendem sangrar de maneira mais intensa e precoce. Já as lesões vegetantes (em formato de couve-flor) podem crescer por mais tempo despercebidas.

Outro tipo, o anular-constritivo (em forma de anel) tende a causar sinais de obstrução intestinal, mesmo quando não é muito grande.

Mas em quanto tempo o câncer costuma evoluir?

Vários estudos tentaram identificar qual seria o tempo decorrido entre o aparecimento de uma lesão maligna e a manifestação clínica no paciente, mas não há na literatura um consenso.

Sabe-se que os fatores listados acima têm grande influência e que, geralmente, quando a lesão penetra nas camadas mais profundas da parede do intestino é frequente que os sinais e sintomas comecem.

Todavia, nós que trabalhamos diariamente com câncer de intestino, encontramos muitas pessoas com lesões avançadas, inclusive com metástases em outros órgãos, e que não se queixam de nada.

Transição de pólipo benigno até tumor maligno

Como falamos acima, os pólipos são lesões essencialmente benignas no início e, como suas células tendem a se multiplicar de maneira mais rápida, erros e mutações podem ocorrer, dando origem a células malignas que, depois, tendem a invadir a parede do intestino e, com o tempo, outros órgãos.

Esse processo é lento, durando entre 10 a 15 anos. O câncer mesmo leva um bom tempo para ter as características necessárias para gerar sintomas e, quando eles aparecem, pode já ser tarde demais.

É por isso que a prevenção deve ser feita em quem não sente nada. Se você tem mais de 45 anos, procure um coloproctologista para orientações sobre o que fazer, inclusive com relação ao exame de colonoscopia.

Sinais de alerta para câncer de intestino

Como sabemos que nem todos têm acesso ao adequado rastreamento contra o câncer de intestino, vamos relembrar os sinais de alerta que devem levar a pessoa a procurar avaliação especializada imediatamente?

• Sangue nas fezes, principalmente se ele estiver misturado na massa das fezes ou se apresentar na forma de coágulos, ou diarreia com sangue escuro

• Diarreias frequentes ou persistentes

• Evacuação com muco (catarro) ou pus

• Emagrecimento sem explicação

• Dor abdominal frequente e recorrente

• Modificações abruptas do funcionamento intestinal (quem tem intestino preso e começa com diarreias, ou vice-versa).

Esperamos ter esclarecido! Boa semana a todos, e foco na saúde!