A colonoscopia permite uma avaliação estrutural do cólon, reto e até a parte final intestino delgado, o íleo, favorecendo o diagnóstico de problemas e doenças como o câncer de intestino.
Esse exame torna-se ainda mais essencial de ser lembrado em março, mês de importância muito grande para a especialidade da coloproctologia, tanto por ser o Mês Internacional de Conscientização e Prevenção do Câncer de Intestino, quanto por ser dedicado à Conscientização Sobre a Endometriose.
Ambos os temas representam doenças às quais dedico grande parte da minha prática clínica, e acredito ser pertinente falar mais sobre a colonoscopia, exame fundamental na avaliação de quem tem esses e outros problemas.
Importância da colonoscopia
É natural que, em um mês cujos temas intestinais estejam tão em voga na mídia profissional e nas redes sociais, dúvidas surjam sobre a segurança da colonoscopia e quais as maneiras de havermos o melhor benefício com o menor risco.
Só nesta semana, cinco pacientes me enviaram perguntas sobre qual seria a melhor opção em realizar uma colonoscopia: no ambiente hospitalar ou em uma clínica endoscópica?
Colonoscopia no hospital ou em clínica?
Tive a oportunidade de trabalhar em ambos os ambientes e acredito que podemos tentar estruturar as características de cada um deles, visando organizar melhor as vantagens e desvantagens de cada um.
Assim, vamos permitir melhor a escolha, de acordo com o que cada indivíduo espera. Inicialmente, colocarei algumas características básicas de cada situação e, depois, vamos resumir para melhor entendimento.
Colonoscopia no hospital
A maioria dos grandes hospitais tem serviços próprios de endoscopia. Eles são fundamentais tanto para o atendimento das demandas de pacientes internados quanto de demandas externas, oriundas de membros do “staff” ou de referências próprias.
Um aspecto interessante de um hospital é que geralmente existe uma infraestrutura local com as mais diversas especialidades, como:
Endoscopistas;
Anestesiologistas;
Cirurgiões;
Emergencistas;
Áreas especializadas em atendimento de urgência (pronto atendimento, CTI e bloco cirúrgico).
Além disso, os hospitais são regidos por normas muito estritas das agências governamentais de vigilância sanitária, que possibilitam um maior controle de uso de materiais, medicações, infraestrutura e práticas clínicas.
Vantagens da colonoscopia no hospital
Dessa forma, isso tem vantagens e desvantagens, sendo as primeiras óbvias. Isto é, se acontecer alguma coisa de errado, o paciente tem muito mais chance de um atendimento rápido, com mais recursos e maior chance de resolução definitiva.
Desvantagens
O problema é que todo esse aparato de normas técnicas e protocolos está associado a uma maior demora em iniciar o exame e atrasos são comuns.
Além disso, a saída do paciente é frequentemente mais tardia, visto que o hospital tem muito mais atividades acontecendo ao mesmo tempo.
Outro fator associado a atrasos é a presença de maior número de procedimentos mais complexos, que são referenciados ao hospital justamente pela maior disponibilidade de recursos.
Colonoscopia em clínica
Hoje, cada vez mais temos visto um aumento do número de clínicas de endoscopia que abrigam procedimentos realizados com conforto e segurança.
A principal característica desse ambiente é a agilidade, pois os protocolos de atendimento e as normas relacionadas ao funcionamento costumam ser mais simples e direcionadas, que a de um hospital.
Isso facilita o trânsito do paciente e o tempo entre a chegada, realização do exame e liberação para o domicílio.
Vantagens da colonoscopia em clínica
Uma vantagem importante de fazer a colonoscopia em uma clínica é o menor preço do exame, tendo em vista a estrutura mais enxuta de funcionamento.
Outro fator importante é que, como a maioria das clínicas endoscópicas não realiza procedimentos de urgência, a chance de um imprevisto atrasar um exame é bem menor.
Desvantagens
Por outro lado, tudo isso tem um preço. Em caso de complicações, são poucas as clínicas que têm convênios com unidades hospitalares, ou seja, pode haver alguma dificuldade em transferir um paciente. Além disso, mais tempo pode ser gasto entre a detecção de um problema e seu tratamento.
Outra questão é que nem sempre o corpo de endoscopistas e anestesiologistas faz parte de algum hospital, dificultando o trânsito deles no acompanhamento de pessoas que tenham que ser internadas em alguma instituição.
Resumo dos prós e contras
Para facilitar, vamos agora fazer um resumo dos prós e contras da colonoscopia tanto em ambiente hospitalar como em clínica.
Colonoscopia em hospital
Prós:
Infraestrutura mais robusta
Maior possibilidade de tratamento de complicações
Possibilidade de realização de procedimentos mais complexos
Contras:
Exame mais caro
Maior chance de atraso
Mais tempo gasto para realizar o exame
Colonoscopia em clínica
Prós:
Agilidade
Custo
Maior previsibilidade de tempo gasto
Menor chance de atraso
Contras:
Risco maior de demora no atendimento de complicações
Maior chance de um exame com problemas complexos não ser resolvido de uma vez
Um ponto que não pode ser ignorado é que estamos falando de locais sérios e comprometidos com o melhor para seu cliente – é sabido que existem maus profissionais e locais de atendimento em qualquer especialidade médica.
Sugerimos que, antes de realizar uma colonoscopia, procure saber sobre a reputação do local e não se acanhem em perguntar sobre as práticas de segurança, esterilização e abordagem de complicações caso elas existam. Esse é um direito seu!
Colonoscopia é um exame seguro
Devemos lembrar que a colonoscopia é um procedimento seguro, com baixo risco de complicações – estas acontecem muito mais frequentemente quando o exame é terapêutico, do que apenas para diagnóstico.
Então, a mensagem que devemos levar para a casa é: a maioria dos exames será realizada com êxito em ambos ambientes, com peculiaridades relacionadas a cada um deles.
Escolha a melhor para você
Paciente que visam gastar menos tempo talvez se sirvam melhor de uma clínica, enquanto as pessoas com maior risco e procedimentos mais complexos podem ter um hospital como melhor indicação.
Escolher bem faz toda a diferença para que todos tenham o melhor serviço prestado. Basta procurar. O que não é possível é deixar de realizar o exame quando indicado!
Abraço a todos! E vamos sempre lembrar da prevenção do câncer de intestino!
Em tempo: uma excelente Semana da Mulher!