Colonoscopia VIRTUAL: o que é e quais são as indicações?

Vivemos em um mundo de mudanças e com avanços tecnológicos associados à prática médica mudam nossa prática a cada dia, como a colonoscopia VIRTUAL. E observamos que, muitas vezes, as pessoas consideram que o que é novo é melhor.

Foi por isso que escolhemos como tema desta semana a própria colonoscopia virtual, uma ferramenta poderosa no diagnóstico de doenças intestinais e que, se bem empregada, apresenta benefícios importantes para muitos pacientes.

O que é colonoscopia virtual?

A colonoscopia virtual é um procedimento relativamente novo, introduzido no nosso meio no início dos anos 2000. Esse exame é definido por uma tomografia computadorizada do abdome total que utiliza ar, contrastes orais e o poder da computação gráfica.

Tudo isso para reconstruir virtualmente o intestino a partir de imagens radiográficas.

O princípio do processo é muito inteligente. Com o intestino distendido por ar e as centenas de imagens obtidas por um aparelho avançado de tomografia, é possível fazer a avaliação minuciosa da parede intestinal e excluir digitalmente resíduos fecais que atrapalham a observação de doenças intestinais.

Quais são as indicações da colonoscopia virtual?

Atualmente, as principais indicações da colonoscopia estão relacionadas à prevenção do câncer de intestino.

A colonoscopia virtual foi aprovada para a avaliação preventiva do intestino e pode ser utilizada como ferramenta de prevenção do câncer de cólon e reto.

A colonoscopia virtual é um importante exame para o diagnóstico de câncer de intestino

Outra indicação importante é quando a colonoscopia não pode ser realizada porque o aparelho endoscópico não pode ser introduzido ou percorrer o trajeto colônico. Isso pode acontecer, por exemplo, devido a fatores relacionados ou não ao intestino, como:

• Presença de câncer intestinal que obstrui parcialmente a cavidade do intestino;

• Deformidades anatômicas intestinais;

• Doença diverticular, com estreitamento do cólon;

• Condições clínicas que impeçam a realização de sedação ou que aumentem o risco do exame convencional;

• Pacientes anticoagulados;

• Pacientes clinicamente enfermos e fragilizados;

• Idosos em idade avançada.

Só existem essas indicações ou qualquer pessoa pode fazer?

Teoricamente, qualquer pessoa que tiver indicação de realizar o exame de colonoscopia, com intuito de rastreamento de câncer colorretal, pode ser submetido ao procedimento.

Porém, há algumas ressalvas a se fazer. Confira abaixo algumas vantagens e desvantagens do exame.

Vantagens e desvantagens da colonoscopia virtual

É importante reforçar que a colonoscopia virtual só diagnostica doenças e não pode realizar a remoção de lesões ou biópsias como no caso do método convencional.

Além disso, quando o paciente apresenta sintomas sugestivos de doença específica, como doença inflamatória, câncer, diarreia persistente, esse não é o exame indicado.

Vantagens da colonoscopia virtual

• Menos desconfortável e invasivo, sendo desnecessário qualquer procedimento anestésico durante o processo;

• Mais rápido (lembre-se que estamos falando da duração do exame, e não o tempo de espera na clínica e eventuais atrasos);

• Menor risco de complicações intestinais, como perfuração;

• Pode ser indicado para algumas pessoas que não podem ser submetidas ao exame convencional (clinicamente frágeis e com risco alto de complicações anestésicas);

• Pode ser indicada em casos de estreitamentos malignos e benignos do intestino que não permitiriam a passagem do aparelho de endoscopia.

Desvantagens da colonoscopia virtual

Como mencionado antes, o exame é diagnóstico e não permite biópsias e tratamento de lesões. Portanto, se forem encontradas doenças, será necessário a complementação com colonoscopia convencional.

Outras desvantagens:

• Menor disponibilidade, sendo poucos os serviços habilitados e com acesso à técnica;

• Não pode ser realizado em alérgicos ao iodo;

• Depende de alterações no relevo mucoso da parede intestinal, lesões muito pequenas, planas ou pouco elevadas podem passar despercebidas;

• Risco de perfuração – ainda que pequeno – associado à insuflação do intestino pelo ar.

Mas devo fazer esse exame?

Como todo exame, quando a colonoscopia virtual é bem indicada, os pacientes vão se beneficiar. Mas é muito importante evitar modismos.

Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender melhor esse procedimento importante na coloproctologia.

Indique nosso blog para pessoas que precisam de ajuda e informação.

Se você tiver alguma dúvida e desejar que falemos de um tema específico, não hesite em enviar a sua sugestão por mensagem no Instagram ou por email: drbrunoproctologista@gmail.com.

CONTATO

ATENDIMENTO

De segunda a sexta, de 9 as 17h.

ENDEREÇO

Rua Domingos Vieira, 319, sala 708, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG

Bem-vindo, você é o visitante:

ⓒ 2023. Dr. Bruno Giusti Werneck | Todos os direitos reservados.