Vivemos em um mundo de mudanças e com avanços tecnológicos associados à prática médica mudam nossa prática a cada dia, como a colonoscopia VIRTUAL. E observamos que, muitas vezes, as pessoas consideram que o que é novo é melhor.
Foi por isso que escolhemos como tema desta semana a própria colonoscopia virtual, uma ferramenta poderosa no diagnóstico de doenças intestinais e que, se bem empregada, apresenta benefícios importantes para muitos pacientes.
O que é colonoscopia virtual?
A colonoscopia virtual é um procedimento relativamente novo, introduzido no nosso meio no início dos anos 2000. Esse exame é definido por uma tomografia computadorizada do abdome total que utiliza ar, contrastes orais e o poder da computação gráfica.
Tudo isso para reconstruir virtualmente o intestino a partir de imagens radiográficas.
O princípio do processo é muito inteligente. Com o intestino distendido por ar e as centenas de imagens obtidas por um aparelho avançado de tomografia, é possível fazer a avaliação minuciosa da parede intestinal e excluir digitalmente resíduos fecais que atrapalham a observação de doenças intestinais.
Quais são as indicações da colonoscopia virtual?
Atualmente, as principais indicações da colonoscopia estão relacionadas à prevenção do câncer de intestino.
A colonoscopia virtual foi aprovada para a avaliação preventiva do intestino e pode ser utilizada como ferramenta de prevenção do câncer de cólon e reto.
Outra indicação importante é quando a colonoscopia não pode ser realizada porque o aparelho endoscópico não pode ser introduzido ou percorrer o trajeto colônico. Isso pode acontecer, por exemplo, devido a fatores relacionados ou não ao intestino, como:
Presença de câncer intestinal que obstrui parcialmente a cavidade do intestino;
Deformidades anatômicas intestinais;
Doença diverticular, com estreitamento do cólon;
Condições clínicas que impeçam a realização de sedação ou que aumentem o risco do exame convencional;
Pacientes anticoagulados;
Pacientes clinicamente enfermos e fragilizados;
Idosos em idade avançada.
Só existem essas indicações ou qualquer pessoa pode fazer?
Teoricamente, qualquer pessoa que tiver indicação de realizar o exame de colonoscopia, com intuito de rastreamento de câncer colorretal, pode ser submetido ao procedimento.
Porém, há algumas ressalvas a se fazer. Confira abaixo algumas vantagens e desvantagens do exame.
Vantagens e desvantagens da colonoscopia virtual
É importante reforçar que a colonoscopia virtual só diagnostica doenças e não pode realizar a remoção de lesões ou biópsias como no caso do método convencional.
Além disso, quando o paciente apresenta sintomas sugestivos de doença específica, como doença inflamatória, câncer, diarreia persistente, esse não é o exame indicado.
Vantagens da colonoscopia virtual
Menos desconfortável e invasivo, sendo desnecessário qualquer procedimento anestésico durante o processo;
Mais rápido (lembre-se que estamos falando da duração do exame, e não o tempo de espera na clínica e eventuais atrasos);
Menor risco de complicações intestinais, como perfuração;
Pode ser indicado para algumas pessoas que não podem ser submetidas ao exame convencional (clinicamente frágeis e com risco alto de complicações anestésicas);
Pode ser indicada em casos de estreitamentos malignos e benignos do intestino que não permitiriam a passagem do aparelho de endoscopia.
Desvantagens da colonoscopia virtual
Como mencionado antes, o exame é diagnóstico e não permite biópsias e tratamento de lesões. Portanto, se forem encontradas doenças, será necessário a complementação com colonoscopia convencional.
Outras desvantagens:
Menor disponibilidade, sendo poucos os serviços habilitados e com acesso à técnica;
Não pode ser realizado em alérgicos ao iodo;
Depende de alterações no relevo mucoso da parede intestinal, lesões muito pequenas, planas ou pouco elevadas podem passar despercebidas;
Risco de perfuração – ainda que pequeno – associado à insuflação do intestino pelo ar.
Mas devo fazer esse exame?
Como todo exame, quando a colonoscopia virtual é bem indicada, os pacientes vão se beneficiar. Mas é muito importante evitar modismos.
Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender melhor esse procedimento importante na coloproctologia.
Indique nosso blog para pessoas que precisam de ajuda e informação.
Se você tiver alguma dúvida e desejar que falemos de um tema específico, não hesite em enviar a sua sugestão por mensagem no Instagram ou por email: drbrunoproctologista@gmail.com.