top of page

Como manter a saúde intestinal e mental durante a Copa do Mundo?

Estamos em um momento importante para refletir sobre como manter a saúde intestinal e mental. Se vocês são parecidos comigo, o período da Copa do Mundo é de expectativa e certeza de fortes emoções com família e amigos.


Mas, quando se vive no “país do futebol”, num evento mundial que acontece a cada quatro anos, a chance que a empolgação leve a exageros não é pequena.


Existe uma combinação de fatores explosivos:

  • Animação

  • Todos juntos torcendo para um mesmo time

  • Jogos frequentes e em fusos horários diferentes.

Ou seja, a chance do desequilíbrio entre a emoção, alimentação e excessos é aumentada e o funcionamento intestinal e mental pode sofrer.


Dicas de saúde intestinal e mental na Copa do Mundo

Aqui em nosso blog, sempre tentamos orientar sobre a moderação, para mantermos nossa saúde, mas hoje vamos dar dicas àqueles momentos de descontrole (“inevitáveis”).


1. Mantenha a hidratação

Quanto mais empolgados estamos, maior é a chance de esquecermos da hidratação, principalmente se bebidas alcoólicas estiverem envolvidas. O álcool altera nossa percepção de sede e, apesar de a pessoa estar tecnicamente ingerindo líquidos, ela está se desidratado, quanto mais ela bebe.


Nosso organismo é enganado, sente que está bem, só que não. Esse é um dos importantes motivos envolvidos na ocorrência da ressaca, no dia seguinte. Então, mantenha-se ingerindo líquidos não alcoólicos com frequência, mesmo que em pequenas quantidades.


2. Siga com uma alimentação frequente e leve

Esquecer de comer é a regra em épocas de Copa do Mundo, principalmente se as possibilidades não são das melhores. Quando estamos em festas populares, a disponibilidade de alimentação nem sempre é boa, tanto em termos de qualidade quanto em higiene.


Por isso, comer bem antes de sair de casa ajuda muito e, onde quer que seja, lembrem-se de fazer boas escolhas, procurem locais asseados. Nesse período, carboidratos fornecem energia imediata, que é o que o corpo precisa no momento da festa. Só evite exageros. No dia seguinte, será o momento de recomposição orgânica, com alimentação balanceada e de qualidade.


3. Durma adequadamente

Dormir pouco acaba com as reservas do organismo e com suas defesas. Seja esperto, programe-se para ter momentos de sono adequado, mesmo que fora dos horários usuais.


O ritmo circadiano (reconhecimento de noite e dia) do organismo tem papel fundamental no seu funcionamento, escolha algum momento para ficar em um local calmo, escuro e sem ruídos e depois, você poderá aproveitar mais a festa.


4. Dê intervalos

Até os jogadores têm períodos de descanso, então, não mantenham o ritmo de festa sem parar. Seu organismo precisa de tempo de recuperação, então, principalmente no dia seguinte ao exagero, alimente-se bem, durma bem e hidrate-se – você não vai se arrepender!


5. Cuide da reação às emoções

Emoções fortes não significam reações fortes. Estamos vivendo momentos em que as emoções correm soltas em nossas veias, mas isso não é motivo para tentar impor aquilo que acreditamos a outras pessoas. Da mesma forma, saber ouvir opiniões diferentes e não responder sem pensar é uma arte.

Dá para curtir a Copa do Mundo e manter a saúde mental e intestinal

Não vale a pena perder amizades e rachar laços familiares por pequenas desavenças. Controle os ímpetos, pois tudo passa.


6. Controle o consumo de bebidas alcoólicas

É fácil demais perder o controle, portanto, tente evitar o consumo de bebidas. O álcool altera completamente o controle e o senso de responsabilidade, colocando a perder todos os princípios anteriores. Não deixe isso acontecer.


O uso recreativo de bebidas alcoólicas pode ajudar a desinibir e permitir uma animação extra na festa, mas, se o limite for ultrapassado, os problemas começam.


Aproveite ao máximo essa Copa do Mundo e leve essas dicas para todas as situações de comemorações. Seu corpo e sua mente agradecem.


Traz mais essa, Brasil!

Comments


bottom of page