top of page

Diagnóstico de endometriose: por que pode ser difícil descobrir o problema?

Desde o início do mês, escrevi apenas textos sobre o conhecimento do câncer de intestino e recebi várias mensagens para não esquecer que março também é o Mês Internacional de Conscientização sobre a Endometriose, campanha lembrada pela cor amarela.


É verdade, não podemos esquecer da endometriose em momento algum, principalmente porque, se ela sai do radar dos médicos, o diagnóstico não é feito e a paciente continua sofrendo.


Nesse ponto, por que tanta mulher passa tanto tempo sem o diagnóstico de endometriose? Vamos abordar isso a seguir.


Por que o diagnóstico de endometriose pode demorar?

Essa pergunta é complicada, principalmente porque não existe apenas uma resposta, mas, para adiantar, existem fatores ligados ao médico, a exames, a própria doença e, por incrível que pareça, até à paciente.


Achamos que vale a pena aprofundar um pouco mais sobre a dificuldade de diagnóstico de endometriose por dois motivos:


  1. Para ajudar as pessoas a pensar mais em endometriose

  2. Para que a paciente entenda a magnitude do desafio que é esta doença

Fatores que dificultam o diagnóstico de endometriose

Vamos agora entender por que cada fator abaixo pode dificultar o diagnóstico de endometriose.


Preparo do médico

Apesar de a endometriose ser uma doença muito conhecida e estudada, ainda há uma grande parcela dos médicos que não está devidamente preparada para pensar neste diagnóstico.


Médicos precisam estar preparados para investigar e chegar ao diagnóstico de endometriose
Médicos precisam estar preparados para investigar e chegar ao diagnóstico de endometriose

Os sintomas apresentados pelas mulheres são muito inespecíficos e podem ser encontrados em diversas doenças. Além disso, como os sinais aparecem predominantemente em mulheres jovens, muitas vezes é considerado como um sofrimento “normal” da pessoa – como se isso existisse…


Exames para diagnóstico de endometriose

Da mesma forma que os sintomas da endometriose são inespecíficos, os achados em exames de imagem também são. É muito comum pacientes chegarem em nossa clínica com literalmente um pilha de exames normais.


Infelizmente, são poucos os profissionais devidamente treinados e preparados para identificar os focos de endometriose e isso atrasa demais a definição da abordagem à mulher. Mas talvez o pior problema relacionado aos exames falsamente normais é isso induzir a pessoa a achar que é tudo da cabeça dela. 


Em outras palavras, cabe ao médico que lida com esses casos acreditar no sofrimento do doente e orientar sobre o tratamento de endometriose.


Questões do endométrio

Cada organismo manifesta reações de intensidade diferente ao foco de endometriose, então, a gravidade da doença não está diretamente relacionada ao sofrimento que ela causa. Já encontramos mulheres com a pelve totalmente bloqueada sem queixar nada. Sendo assim, mais dificuldade no diagnóstico e atraso no tratamento.


Autoconhecimento do paciente

Não sei de onde veio o conceito de que sentir dor é normal para as mulheres. Não é normal. 


Como o ciclo menstrual é algo muito complexo e a época da menstruação pode ser sentida diferentemente por cada pessoa, sabe-se que cólicas acontecem em diferentes níveis de intensidade.


Não é fácil diferenciar entre o que é considerado fisiológico ou patológico. Isso faz com que muitos pacientes procurem o serviço de urgência, em vez de um profissional apto a fazer o diagnóstico da endometriose, para tratar a dor e possíveis complicações.


Como podemos ajudar a diagnosticar a endometriose?

Cada um tem seu papel!


  • O papel dos profissionais: temos que pensar em endometriose, ou seja, mulheres com dor recorrente, incapacitante, associada a outras alterações do ciclo menstrual devem ser investigadas.

  • O papel das pacientes: procurar ajuda, principalmente as mulheres que sofrem muito durante o período menstrual. É muito importante que toda mulher seja acompanhada por um ginecologista desde a primeira menstruação e ela deve ser ouvida. Isso ajuda demais em minimizar o tempo entre o início dos sintomas e a identificação do problema.

  • O papel do radiologista: não é possível ser especialista em tudo, mas saber os sinais indicativos de endometriose é dever do radiologista, mesmo que seja para levantar a suspeita. O estadiamento (investigação) aprofundado da doença pode ser feita posteriormente, por profissional específico no devido tempo.

Conclusão

Como principal mensagem desse texto, gostaria de conclamar todas as mulheres a ajudarem umas às outras. A experiência de uma pode auxiliar na busca por respostas da pessoa ao lado e, assim, ser menos demorado esse processo de diagnóstico de endometriose.


E aos homens, que saibam ouvir, compreender e dar suporte.


Excelente dia a todos!

Comments


bottom of page