A dor anal é uma queixa muito frequente em consultas proctológicas e saber quando o paciente deve se preocupar é muito importante.
fonte: https://br.freepik.com/search?dates=any&format=search&page=1&query=cara%20de%20dor&sort=popular
Os sintomas dolorosos anais podem ocorrer pelas mais diversas causas, desde uma evacuação com fezes endurecidas, até um processo infeccioso ou tumoral. Geralmente, quando ela é iniciada após um trauma local (p. Ex. Esforço ao evacuar, higiene com atrito), a dor tende a ser passageira e de intensidade leve a moderada e não necessariamente necessita de avaliação médica. É frequente ser recomendado banho de água morna por 5 minutos, o que diminui o desconforto local.
Entretanto, quando a dor persiste ou apresenta intensidade crescente, um médico deverá ser consultado.
A avaliação clínica é muito importante, pois sabemos que várias doenças podem se manifestar com o mesmo sintoma e, no caso da dor, isto não é diferente. Sinais externos que se manifestam junto com a dor também podem ajudar a identificar sua causa.
A dor no ânus associada à:
- nódulo, endurecimento ou tumor no ânus – pode ser sinal de abscesso, fissura, crise de hemorroidas, tumores.
- febre – abscesso, infecções. Doenças inflamatórias intestinais
- sangramento – hemorroidas, fissuras, abscessos, tumores, doenças inflamatórias intestinais.
- muco, pus ou catarro saindo pelo ânus – doenças inflamatórias intestinais, abscesso, infecções, tumores.
O mais importante a ser levado em conta é que, se a dor persiste ou está aumentando ou vem associada a outros sinais anais ou abdominais, não fique em casa, procure um especialista!
Cuide-se!