A época de Carnaval no Brasil já está acabando, mas esse período é conhecido pelos exageros, principalmente relacionados à quantidade ingerida de bebidas alcoólicas. Resolvemos então tirar um tempinho para falar de álcool e cirurgias, mais especificamente quanto tempo uma pessoa deve ficar sem beber antes e depois do procedimento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselha o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente em grandes quantidades, mas você sabe quanto seria isso?
Não há quantidade segura de álcool
É importante ressaltar que nenhuma quantidade de ingestão alcoólica é considerada segura. Ou seja, mesmo aqueles considerados “bebedores leves” a “moderados” que ingerem menos de 1,5 litro de vinho ou 3,5 litros de cerveja, ou 450 ml de destilados semanalmente podem desenvolver doenças relacionados a essa ingestão e têm risco aumentado de cânceres.
Quando vamos discutir o consumo de álcool e os cuidados pré e pós-operatórios, as informações são bastante divergentes quanto à quantidade de bebida e os intervalos seguros antes e depois de operar – isto é, quanto tempo ficar sem beber antes da cirurgia e quando é seguro voltar a beber após o procedimento.
Mas tem que ficar sem beber antes da cirurgia, certo?
Bom, precisamos esclarecer quais são os efeitos adversos relacionados a ingestão de bebidas alcoólicas e uma cirurgia.
O consumo de álcool pode ter interferência principalmente em questões como a coagulação do sangue e a imunidade do corpo.
Em caso de consumo de álcool antes e/ou depois da cirurgia, os pacientes podem desenvolver mais frequentemente:
Infecções – no local da ferida, no trato urinário ou nas vias respiratórias.
Sangramentos.
Interações com outras medicações – várias medicações utilizadas em cirurgias e no pós-operatório podem ter seu efeito alterado pela ingestão de bebidas alcoólicas.
Dificuldade de cicatrização – outro efeito da diminuição da imunidade.
Tempo de recuperação estendido.
Problemas cardíacos – os etilistas têm mais frequentemente pressão arterial aumentada, arritmias e eventualmente maior risco de eventos cardiovasculares como infarto e derrame.
Quanto tempo ficar sem beber antes da cirurgia?
Então, já observamos que a ingesta cada vez menor de álcool é recomendada, mesmo que a pessoa não vá ser submetida a cirurgia. Se o paciente tem o hábito de beber, quando parar e quando é seguro retornar com a ingesta?
A recomendação geral é que se interrompa a ingestão de bebidas alcoólicas dois dias (48 horas) antes do procedimento.
Quando pode voltar a beber após a cirurgia?
Já com relação ao retorno do hábito, a recomendação tem a ver com o fim do período de recuperação, ou seja:
Quando a pessoa já está se sentindo em sua plena condição de saúde.
Quando todas as medicações utilizadas para recuperação já terminaram.
Quando seu médico liberou.
Cada profissional tem suas convicções, experiências e somente o cirurgião sabe exatamente como foi a sua cirurgia. Portanto, só o seu médico pode determinar o período ideal para poder reiniciar a ingestão de álcool.
Normalmente, o período usual é com duas semanas de pós-operatório.
E agora… Animação, minha gente, porque o ano acabou de começar!