top of page

Gelo na hemorroida e banho de assento: ajuda para o tratamento das doenças anais

Qual é a importância do banho de assento e do gelo na hemorroida, assim como para as fístulas e as fissuras anais?


Antes de responder a essa pergunta, é importante lembrar que, sempre que escolhemos um tema para nosso blog, tomamos muito cuidado em atualizar o que existe de conhecimento sobre o assunto, além de tentar colocar em linguagem acessível para nossos leitores.


Nesta semana, não foi diferente. Mas nunca encontramos tamanha variedade de técnicas e indicações como agora para o tema banho de assento e a colocação de gelo na hemorroida e para doenças que acometem o ânus.


Por isso, ao longo do texto, tentaremos organizar o que há de concreto sobre essas práticas. Elas podem ajudar muito no acompanhamento de pacientes com doenças anais, mas, em alguns casos, podem agravar problemas, quando mal indicados.


Como funciona o banho de assento e o gelo no ânus?

O banho de assento consiste na imersão do ânus, vagina ou escroto e períneo em uma camada de água morna, geralmente, em uma bacia. Isso costuma ser feito por 3 a 10 minutos.


Já aplicação de gelo no ânus – inclusive para hemorroida – é uma compressa fria, em que se utiliza um cubo de gelo, dentro de saco plástico, aplicada por 3 a 5 minutos.


Para que servem o banho de assento e o gelo no ânus?

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).


Na coloproctologia, as principais indicações do banho de assento são:

Quais são os benefícios dessas práticas?

Em um estudo realizado na Índia e que avaliou pacientes em tratamento de fissuras anais, foi revelado que a utilização de água morna como parte da abordagem foi mais interessante para alívio da dor, quando comparado aos casos em que não houve banho de assento ou o uso de água fria.


Como fazer o banho de assento?

Como dissemos anteriormente, há várias técnicas para essas práticas. No caso de banho de assento, podemos imergir o períneo em uma banheira com pequena quantidade de água.


É possível também usar uma bacia que comporte toda a região ou, então, fazer o banho indireto com o chuveirinho do box.

Uma das opções para o banho de assento é usar um balde ou bacia
Uma das opções para o banho de assento é usar um balde ou bacia

Seja como for, é muito importante que a água esteja morna, mas não muito quente, devido ao risco de queimaduras. Além disso, o paciente não deve ultrapassar o tempo de 10 minutos de banho de assento, para reduzir a chance de queimaduras e o risco de lesões na pele por causa do excesso de tempo submersa.


Como fazer a compressa de gelo na hemorroida?

No caso da compressa de gelo na hemorroida ou outra doença anal, podem ser utilizados cubos de gelo dentro de sacola plástica ou em bolsa térmica apropriada. A aplicação pode ser direta ou com o uso de um pano limpo, para evitar irritação da pele.


Normalmente, se o paciente mantiver o tempo máximo de 5 minutos de compressa, não há riscos de queimaduras pelo frio, mas a qualquer sinal de dano na pele, interromper o uso imediatamente.


Posso adicionar medicamentos ou folhas no banho de assento?

A medicina e a sabedoria popular muitas vezes orientam sobre colocar substâncias na água do banho com objetivos de diminuir dor, inflamação, secreções ou inchaço.


Por exemplo, o permanganato de potássio pode ser utilizado para ajudar a curar feridas eczematosas, mas pode aumentar a irritação e atrapalhar a cicatrização de feridas cirúrgicas.


Já o uso de infusões com folhas com algodão e babosa é, muitas vezes, indicado como receita caseira, mas não encontramos na literatura médica que exista segurança para sua aplicação.


Quais são os perigos do banho de assento e do gelo?

Existem riscos com relação ao uso de água morna e gelo no ânus, e é por isso que recomendamos que os pacientes NUNCA usem essas técnicas sem acompanhamento médico. Ou seja, o objetivo deste post é orientar sobre como utilizar essas práticas, mas a indicação é sempre do médico assistente.


Como risco, a água quente demais e a aplicação de gelo na hemorroida e outras doenças por tempo excessivo podem causar queimaduras graves. Em alguns pós-operatórios, a umidade excessiva pode atrapalhar a cicatrização e, por isso, o banho de assento está contraindicado.


O mais importante para levarmos de mensagem para casa é que, muitas vezes, medidas simples, quando bem indicadas, ajudam muito na diminuição da dor, no aumento do conforto e até no resultado do tratamento de doenças anais.

Comentários


bottom of page