Sejam bem-vindos, queridos leitores!
O tema de hoje é um clássico da coloproctologia: o preparo para colonoscopia. Quase todos os pacientes que têm indicação para esse exame falam que o problema não é na hora do procedimento e, sim, durante o preparo, no dia anterior à colonoscopia.
Mas se você acha que tem algum jeito de não passar por essa fase do processo, infelizmente a resposta é não. O intestino precisa estar limpo para que a qualidade de detecção de alterações e lesões e possibilidade de tratamento de doenças sejam excelentes.
Jejum no preparo da colonoscopia
Como já vimos em textos anteriores aqui no blog, o maior medo dos pacientes é o tempo de jejum, e isso foi melhorando com o tempo. A maioria das dietas utilizadas no preparo para colonoscopia prevê em torno de seis horas de jejum e, algumas mais modernas, até permitem tomar 150ml de líquido claro 2 horas antes do exame.
Recomendações no preparo podem variar
Cabe uma ressalva com relação às recomendações no preparo para colonoscopia. Cada clínica, hospital e examinador têm sua preparação preferida e, assim, deve ser seguida por seus pacientes.
O que você lerá aqui são as condutas mais comuns e mais aceitas pela maioria dos serviços. Entretanto, antes de fazer qualquer mudança no preparo prescrito, é necessário que o médico assistente seja consultado. NÃO SE ESQUEÇA DISSO, sob risco do exame ser cancelado ou o preparo não ficar adequado.
Quer um exemplo? Alguns lugares que recomendam iniciar a dieta três dias antes, enquanto outros, apenas um dia. Além disso, alguns profissionais gostam de uma medicação que não é indicada por outros.
Na dúvida, perguntar não ofende. Mas lendo esse texto você ficará melhor orientado.
Orientações no preparo para colonoscopia
Vamos listar, então, algumas orientações no preparo para colonoscopia.
Todos os preparos de intestino envolvem a utilização de uma dieta pobre em resíduos e de cor clara, sabem por quê?
Os resíduos são mais difíceis de serem limpos pelas medicações preparatórias e também podem entupir o aparelho e forçar a interrupção do exame.
A cor clara é para facilitar a visualização da mucosa, uma vez que líquido de cor escura são mais difíceis de se ver através deles e podem ser confundidos com sangue, principalmente se forem de cor vermelha ou vinhosa.
Em outras palavras, nada de ingerir cereais, SEMENTES, verduras e frutas in natura durante os dias que antecedem o exame.
CAFÉ pode? No Brasil, essa pergunta é diária, mas a resposta é infelizmente, não. Você já tentou ver através do líquido do café? Não é possível, ou seja, lá no intestino também não, e prejudica demais a qualidade do exame.
Quais líquidos podem no preparo para colonoscopia?
Os líquidos claros em abundância, de preferência adoçados com açúcar, podem no preparo para colonoscopia. Mesmo pacientes diabéticos podem ter hipoglicemia durante o preparo, então, na maioria dos casos, nesse dia, o açúcar está liberado.
Seguem abaixo as principais opções sugeridas:
Água
Isotônicos (de cor amarela, laranja e até azul)
Sucos artificiais (pois não possuem polpa nem sementes)
Água de coco
Chás claros
Gelatina de cor clara, na forma líquida
Refrigerante claro (mas cuidado porque pode causar gases)
Picolés de fruta de cor clara
Quais líquidos devem ser evitados?
No preparo para colonoscopia, devem ser EVITADOS: sucos naturais e leite e derivados de qualquer espécie. O leite, além de ser espesso, turvo, forma grumos e retarda o esvaziamento do estômago, sendo assim, completamente proibido.
O que pode comer no preparo para colonoscopia?
Com relação à alimentação no preparo para o exame, os alimentos a seguir são permitidos:
Macarrão instantâneo
Torradas (com um pouco de manteiga ou azeite)
Biscoito água e sal (desde que não tenha gergelim ou outras sementes)
Sopa feita com frango, batata e macarrão, sem ervas ou legumes – a sopa deve ser batida, coada e ingerida antes de tomar a medicação preparatória.
A dieta para colonoscopia é difícil de seguir?
Bom, honestamente, em geral, é um preparo difícil, mas para que você não se desespere, segue algum alento: pode usar tempero, SIM, nos alimentos!
Muitos pensam que as coisas não podem ter gosto durante o preparo, mas pode, sim. Apenas é importante lembrar que o tempero não deve ser muito colorido e excesso de gordura deve ser evitado.
Dicas para não passar mal no preparo da colonoscopia
Para finalizar, seguem algumas dicas para não passar mal:
Tome muito líquido (tomar somente a medicação do preparo não é suficiente para limpar o intestino) – se hidratar bem ajuda muito a evitar a desidratação, hipoglicemia e ainda melhora a qualidade do exame.
Não invente! Ou seja, cada clínica tem sua rotina por algum motivo e a grande maioria dos preparos dá certo por causa disso, então, siga o que foi orientado que tudo dará certo.
Adoce os líquidos com açúcar e não se preocupe com as calorias – ninguém engorda durante a preparação.
E lembre-se, a maioria dos exames de colonoscopia é repetida entre três a cinco anos. Ou seja, o sofrimento dura pouco e o benefício é por muitos anos.
A prevenção é sempre o melhor remédio! Não fuja da raia!
Comentarios