Não sinto nada – Por que fazer prevenção contra o câncer de intestino?

Anualmente, campanhas de conscientização e prevenção do câncer de intestino são realizadas e muitos indivíduos se perguntam: mas eu não sinto nada, por que procurar o médico? Esta pessoa é o foco destas campanhas e muitas vezes não é alcançada por elas.

A resposta desta pergunta é, prevenção deve ser feita quando não há sintomas ou histórico na família, pois o câncer de intestino é silencioso.

Todas as pessoas com idade entre 45 e 85 anos devem procurar um médico e se orientar sobre a prevenção do câncer de intestino. Este intervalo varia entre regiões, condição de saúde do individuo e recursos locais, mas a avaliação deve ser feita e o médico tem condição de orientar o paciente o que fazer.

Em caso de condições com risco aumentado de câncer, a prevenção deve começar antes e um médico deve ser consultado, são elas:

- ser portador ou ter parentes com câncer de intestino, vias urinárias, intestino delgado, ovário, endométrio, estomago, pâncreas e mama ou pólipos intestinais displásicos.

- ser portador de doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn ou retocolite ulcerativa)

- ter história familiar de síndromes genéticas, p.ex. polipose adenomatosa familiar ou síndrome Lynch

- história pessoal de radioterapia na região do abdome e pelve para tratamento de câncer.

Deve ser lembrado que esta abordagem está direcionada para pessoas que não sentem NADA e que na presença de sintomas intestinais ou abdominais, o médico deverá ser consultado em qualquer idade, imediatamente. Principalmente se estes sinais de alerta abaixo estiverem presentes:

• Anemia e/ou sangramento intestinal

• Dor abdominal – prolongada (mais de 30 dias) e frequente

• Distensão do abdome

• Vômitos e parada de eliminação de fezes e gases

• Emagrecimento sem causa aparente

O método a ser utilizado varia de acordo com a disponibilidade, região e preferência e, geralmente envolve a pesquisa de sangue oculto, colonoscopia, colonoscopia virtual, entre outros.

Prevenção é simples, evita doenças graves, vale a pena!!

Mantenha a atenção e fique saudável!!!