top of page

Refrigerantes e bebidas açucaradas causam câncer de intestino?

Sejam bem-vindos de volta ao nosso blog! Se no texto anterior falamos sobre as vitaminas que fazem bem para o intestino, hoje vamos falar de doença, isso mesmo, aquela que ninguém gosta de nomear, o câncer de intestino, e sua relação com os refrigerantes e bebidas açucaradas.


Já sabemos que os hábitos alimentares andam muito ruins, principalmente nos países ocidentais. Se por um lado já falamos sobre a importância de hábitos de vida saudável e prevenção de câncer, também mostramos o prejuízo do consumo de alimentos ultraprocessados.


Hoje chegou a vez dos refrigerante. Vocês sabiam que aproximadamente 42% dos brasileiros tem o hábito de ingerir essas bebidas? E o pior é que esse consumo tem aumentado anualmente.


Relação entre refrigerante e câncer de intestino

A relação entre a obesidade e o desenvolvimento de câncer de intestino ainda permanece controversa, pois não se sabe ao certo quais são especificamente os fatores envolvidos na gênese da doença. Entretanto, dois estudos publicados recentemente e que juntos avaliaram mais de 230 mil pessoas observaram resultados alarmantes.


O primeiro deles foi realizado em cooperação dos serviços de saúde do Japão e Estados Unidos. Com os dados de cerca de 142 mil pessoas, a pesquisa identificou que pessoas com hábito de consumir bebidas com alto índice de açúcar, principalmente os jovens (45-54 anos) e latinos, tinham mais risco de desenvolver tumores malignos do cólon.


Esse risco chegou a ser quantificado como mais de 10% de chance, em comparação com uma pessoa que não ingere bebida açucarada.


Câncer de intestino em mulheres

Já o segundo estudo publicado nos Estados Unidos avaliou cerca de 42 mil mulheres e identificou que, além de a ingestão exagerada de bebidas açucaradas dobrar o risco de uma mulher desenvolver câncer de intestino, quanto mais cedo esse consumo começava e quanto maior a quantidade, maior era o risco.


O que são consideradas bebidas açucaradas?

Bebidas açucaradas são os líquidos ingeridos que têm açúcar adicionado em sua fórmula e são representados principalmente por:


  • Refrigerantes

  • Bebidas à base de fruta

  • Isotônicos

  • Energéticos


Qual é a quantidade exagerada de bebidas açucaradas?

Uma porção dessas bebidas é representada normalmente por 360ml, mas quantidade alguma é considerada segura, conforme os estudos.

Jovem bebe uma lata de energético
Energéticos estão entre as bebidas açucaradas que podem aumentar o risco de câncer de intestino

Os pesquisadores avaliaram a quantidade ingeridas por cada participante e consideraram como população em risco aqueles que ingeriam mais de 3 porções por dia. Mas, em uma análise mais aprofundada, eles observaram que a cada porção adicionada por dia em pessoas entre 13 e 18 anos determinava um aumento de 32% no risco de câncer de intestino.


Então, refrigerante dá câncer?

Antes de vocês ficarem desesperados, LEIAM ISTO!


É importante observar que estamos falando de aumento do risco de desenvolver a doença em uma população geral. A chance de uma pessoa desenvolver um tumor maligno de intestino grosso é pequena e dobrar esse risco continua significando uma chance baixa disso acontecer.


O problema é que quando falamos de bilhões de pessoas, os casos começam a aumentar em quantidade de maneira significativa. Deu para entender? Não é para pensar que todos que tomam refrigerantes vão ter câncer.


Quais outros riscos das bebidas açucaradas?

Vale lembrar também que o câncer de intestino não é o único a ser associado a refrigerantes e bebidas açucaradas. Elas estão ligadas a risco muito maiores de:


  • Obesidade

  • Diabetes

  • Hiperinsulinemia


Os problemas acima são muito mais frequentes e representam grande risco para a saúde da população.


Devo parar de tomar refrigerante?

Vou trazer uma reflexão com relação a essa pergunta.


O câncer de intestino normalmente se desenvolve a partir de múltiplos fatores, todavia temos observado o aparecimento dessa doença em pessoas muito jovens, com menos de 50 anos. Em outras palavras, talvez os aspectos com relação aos hábitos alimentares que relatamos aqui possam ser um dos fatores relacionados a estas ocorrências.


Estudos sobre câncer ajudam a refletirmos sobre hábitos

Não precisamos ser radicais com nada, mas vimos em textos anteriores do nosso blog como temos sido bombardeados com publicidade de produtos industrializados e ultraprocessados, algo que tem se mostrado extremamente danoso à saúde da população


Repensar o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas, num contexto de prevenção ao câncer de intestino e outras doenças, é importante. Ou seja, a mudança de comportamento é necessária hoje, para não sofrermos as consequências num futuro – que parece não estar tão distante assim. 


Boa semana, queridos!

Comments


bottom of page