A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória do intestino, em que se formam ulcerações (feridas) rasas, iniciando geralmente no reto (porção final do intestino), podendo se estender por todo o intestino grosso. A presença destas úlceras faz com que as funções do intestino se alterem, impedindo a absorção adequada de água e a formação das fezes. A figura 1 mostra uma imagem de intestino normal e as 2 e 3 representam o intestino inflamado pela Retocolite ulcerativa.
Figura 1 - Intestino normal à colonoscopia
Fonte: acervo pessoal
Figura 2 - intestino inflamado por retocolite ulcerativa
Fonte: acervo pessoal
É uma doença que não possui causa conhecida, todavia, atribui-se à atividade imunológica do paciente, fatores ambientais e associados ao próprio organismo. A inflamação pode ocorrer em homens e mulheres e é mais frequente em pacientes com idade entre 15 e 30 anos, com um pequeno grupo desenvolvendo os sintomas entre 50 e 70 anos.
Se não tratada, a inflamação pode predispor ao desenvolvimento de câncer de intestino, sendo importante saber como a doença se manifesta e o melhor momento de ser avaliado por um especialista.
Figura 3 - reto (parte final do intestino) inflamado
Fonte: acervo pessoal
Os sintomas variam de acordo com a gravidade da inflamação, a extensão do intestino acometido e a condição clínica do paciente. Geralmente, o paciente apresenta quadro de cólicas abdominais, tenesmo (vontade exagerada de evacuar, sem fezes formadas), diarreia e exteriorização de muco e sangue pelo ânus. A febre pode ocorrer, mas nem sempre está presente.
Um número maior que seis evacuações diárias, febre e perda de peso, em conjunto, sugerem um quadro mais grave e que necessita de assistência médica mais urgente.
Na imagem acima podemos ver o aspecto inflamado do intestino, visualizado durante um exame de colonoscopia.
É importante que os pacientes saibam que, nem todo quadro de diarreia é sinal de retocolite ulcerativa, então uma mensagem que deve ser levada deste post é o momento em que ajuda deverá ser procurada:
- Diarreia associada a sangramento ou muco/pus nas fezes
- Diarreia que persiste por mais de 14 dias
- Diarreia associada à febre e perda de peso
A retocolite ulcerativa é uma doença que tem tratamento e a maioria dos pacientes terá uma qualidade de vida boa, quando abordados precocemente e de maneira adequada. Por isto é importante ficar atento aos sinais.
Cuide-se!
Comentários