Todo mundo já apresentou um quadro de diarreia aguda na vida, mas você já tentou lembrar das características de cada caso? Com certeza cada um deles foi diferente em algum ponto, sendo fezes mais aquosas em um, mal-estar intenso em outra e cada sintoma estava relacionado ao que acontecia no seu corpo.
Essas informações relacionadas aos tipos de diarreia aguda ajudam a melhorar a abordagem médica quando necessária. Então, vamos tentar descomplicar?
Primeiro, entendam o tamanho do problema… A grande maioria das diarreias infecciosas são causadas pelos Norovírus e são responsáveis por mais de 200 mil mortes anuais em países em desenvolvimento. Já os Rotavírus são menos frequente, mas responsáveis por quadros mais graves, principalmente em criança.
Ou seja, não adianta sair dando antibiótico para todo mundo com diarreia, pois, além de não ajudar, essas drogas podem estar associadas a outros quadros diarreicos.
O que é diarreia?
Para relembrar, diarreia é o aumento do volume fecal e/ou da frequência evacuatória, usualmente associado a diminuição da consistência do bolo fecal. Este, por sua vez, pode estar associado a sangue, muco, resíduos alimentares e eventualmente, pus.
As principais características dessa doença é que sua duração é inferior a 14 dias e com mais de três dejeções amolecidas ou aquosas por dia. Sua principal causa é infecciosa.
Dependendo do ponto do trato gastrointestinal acometido, teremos causas, sinais e sintomas diferentes e, com isso, o médico poderá direcionar melhor seu tratamento.
Por que as fezes ficam líquidas e às vezes com sangue?
Isso acontece porque a mucosa intestinal é irritada por toxinas produzidas por microrganismos, ou é infectada por eles, e quanto mais invasiva for a infecção na parede do órgão, mais grave será o problema e mais intensos os sintomas.
Quando há uma lesão efetiva da mucosa intestinal, formam-se feridas que podem sangrar, formar pus e muco. É por isso que algumas pessoas têm quadros gravíssimos e outros não sentem nada, apenas com modificação de seus hábitos evacuatórios.
Como saber qual parte do intestino está afetado?
Dependendo da maneira que o problema evolui, o médico pode conseguir identificar:
A chance do paciente ficar grave
A melhor medicação para começar o tratamento
Se é necessário solicitar exames
Por exemplo, se o quadro tem início abrupto e dura menos de 48 horas, o mais provável é que seja causado por uma toxina e, geralmente, manter o paciente hidratado é suficiente até que ele melhore.
Por outro lado, podemos pensar em um surto de Shigella e Salmonella quando muitas pessoas em uma confraternização começam a manifestar sintomas associados:
Febre
Mal-estar intenso
Vômitos
Fezes sanguinolentas e em pequena quantidade
Principais diferenças entre diarreias
Ficar atento ao que está acontecendo com você é fundamental. No quadro abaixo, separei as principais diferenças entre as diarreias de intestino delgado e grosso.
Por exemplo, as diarreias de intestino delgado são mais relacionadas à infecção por vírus ou bactérias menos agressivas. No caso do cólon, os quadros são mais intensos, com fezes em menor quantidade, com sangue e frequência evacuatória bastante aumentada.
Quando procurar um médico por causa de diarreia?
Não adianta saber de onde a sua diarreia vem ou o que está causando se não souber o que fazer. Então, vamos a algumas dicas para saber sinais de alerta que devem indicar uma ida ao pronto atendimento:
Mal-estar intenso e sensação de desmaio: se isso não melhora com hidratação vigorosa e uso de analgésicos e medicações para náuseas, não fique em casa esperando passar;
Febre que não passa
Vômitos que não permitem hidratação adequada por via oral
Parar de urinar ou apresentar urina muito concentrada e em pequena quantidade – isso é sinal de desidratação significativa;
Sangramento intestinal significativo ou hemorragia intestinal
Alterações de estado mental, confusão mental ou convulsões
Nesse último ponto, lembre-se de que segurança é tudo. Se você não estiver bem, mesmo que tenham sido feitas as medidas de ressuscitação básicas, o melhor a se fazer é procurar ajuda.
Até semana que vem!
Commenti