Tratamento de fístula anal com seton: o que é essa “gominha” no ânus?

A maioria dos leitores que acompanham nossos textos sabe que sou muito dedicado ao estudo e tratamento das fístulas anorretais. E uma pergunta que já escutei é “o que é essa ‘gominha’ que colocaram na minha fístula”? Em outras palavras, estamos falando de tratamento de fístula com seton ou sedenho.

Fístula anal é uma doença complexa

A fístula anal é uma doença extremamente difícil de abordar, e isso gera perplexidade até em meus colegas, que falam “você gosta do complicado, não é”? Bem, realmente, gosto.

Tive a sorte de ser formado por uma equipe que se dedicava muito ao assunto e, principalmente, pude aprender com a Dra. Luciana Pyramo, uma das maiores conhecedoras da anatomia pélvica, que me ajuda até hoje.

Então, sempre que volto no tema, seja em nossos encontros semanais ou em aulas para congressos, tenho um carinho especial. E, deixando o sentimentalismo de lado e voltando ao tema de hoje: por que o cirurgião colocou uma “gominha” no ânus?

Características da fístula anal

Fístula é uma doença que se manifesta como um orifício na região anal que normalmente drena pus e pode doer. Ela é decorrente de uma inflamação chamada de abscesso e que muitas vezes é confundida com um furúnculo.

Na verdade, esse branquinho, que está sempre sujando de secreção, é apenas a ponta do iceberg. Ele representa a área de drenagem de um pequeno tubo que liga a pele da nádega até o interior do canal anal.

E como se isso já não fosse chato o suficiente, o trajeto por onde a fístula passa pode envolver músculos preciosos na capacidade de uma pessoa segurar as fezes.

A dor na região anal é comum entre pacientes com fístula
A fístula anal é um problema complexo que pode levar à incontinência fecal

Como é o tratamento de fístula anal com seton?

O termo que usei antes, “gominha”, serve para nós aqui de Minas Gerais, mas podemos chamar de elástico, cordão, cadarço, ou o nome científico correto: sedenho ou seton.

Para explicar melhor, vamos esclarecer alguns pontos:

• Para ler mais sobre fístula anal, acesse aqui vários conteúdos no meu blog.

• Seton ou sedenho normalmente é utilizado no tratamento das fístulas complexas e, quando esse é o caso do paciente, o ideal é discutir esse assunto com o médico, ANTES da cirurgia.

A partir de agora vamos usar o nome correto, seton, para referir a esse método de tratamento e tentaremos facilitar o entendimento sobre a função e objetivo deste tipo de abordagem.

Tratamentos para fístula anal

Antes de continuar explicando o tratamento de fístula anal com seton, um dos tratamentos mais antigos propostos era abrir o trajeto e limpar toda a sujeira que está lá dentro mantendo a inflamação. Isso permite cicatrização completa em mais de 97% dos casos.

Entretanto, vocês já devem estar pensando… “E os músculos que seguram as fezes”? Bem, aí que está o problema. Rapidamente, os cirurgiões identificaram que cortar fístulas, cujo trajeto envolvia os esfíncteres, levava à incontinência fecal.

Início do surgimento do seton

Como a necessidade é a “mãe das invenções”, um médico bastante engenhoso pensou:

“Os músculos são como cabos que se contraem; se os cortamos de uma vez, eles retraem e perdem a função. Mas se formos apertando eles aos poucos com uma pequena corda, eles vão sendo seccionados gradualmente e a cicatrização cuida do resto”.

A convicção dos cirurgiões foi tanta que até hoje tem gente que acredita nisso, porém, não é verdade. Esse tipo de seton, apertado, pode causar incontinência e está sendo abandonado.

Como é o tratamento com seton, então?

Hoje, a maioria dos cirurgiões utiliza o seton com intuito de:

• Tornar a inflamação menos intensa ou

• Direcionar a fístula para se tornar mais simples

Em outras palavras, é o que chamamos de seton de drenagem. Ele consiste na colocação de um segmento de silicone ou látex que fica frouxo no trajeto da fístula e não permite que o pus se acumule.

Benefícios do tratamento de fístula com seton

Esse processo ajuda a diminuir a dor e prepara o local doente para uma segunda cirurgia com intuito de cicatrizar a doença, preservando a função evacuatória do paciente. Os casos em que mais indicamos essa conduta são:

• Pessoas com doença de Crohn

• Fístulas incompletas

• Fístulas que se mantém inflamadas com acúmulo de pus no interior

É por isso que, quando for necessária a colocação dessa “gominha” no ânus, isso normalmente não é um problema, mas um passo em direção à solução.

O tratamento de fístula anal com seton é um pouco complexo. Então, pessoal, qualquer dúvida que tiverem, podem me chamar no meu Instagram. Os telefones do consultório também estão aqui no meu site.

Abraços e até a próxima.