Chegou o dia de abordar um tema que aparece diariamente em nosso consultório. Desde que comecei a prática clínica, há mais de 20 anos, sempre houve o questionamento e a esperança de que o laser fizesse parte da nossa prática, sendo um método menos invasivo e doloroso.
Confesso que, até pouco tempo, não valia muito a pena, visto que o procedimento era caro, pouco acessível e disponível. O benefício não suplantava as dificuldades. Mas isso está mudando, e é uma realidade tratar hemorroidas com laser, por exemplo.
Laser no tratamento de doenças anais
O laser está se tornando uma tecnologia mais acessível, e a aparelhagem teve um desenvolvimento mais específico para as doenças anais. Isto é, o laser tem agora melhor direcionamento e isso permite a cauterização do mamilo hemorroidário e do trajeto das fístulas de maneira menos agressiva e mais localizada.
Tipos de laser para tratar hemorroidas
Quando indicamos o procedimento cirúrgico das hemorroidas, estamos falando de pessoas que não responderam ao tratamento clínico. Sendo assim, a maior probabilidade é de serem portadores de mamilos grau 2, 3 ou 4. Para esses casos temos dois tipos de laser que podem ser indicados.
Laser de gás carbônico
O laser de gás carbônico permite corte nos moldes dos bisturis, mas com possibilidade de corte fino e cauterização local de vasos sanguíneos. Ele é indicado em casos de hemorroidas que têm componente externo mais exuberante ou que estão associadas às fissuras anais.
Fibra ótica laser
O outro tipo, de desenvolvimento mais recente, consiste em uma fibra ótica laser que é ativada de maneira contínua dentro do mamilo hemorroidário, causando interrupção do fluxo arterial. O tratamento é ideal para mamilos com componente interno mais pronunciado ou associados a fístulas perianais.
Cada um deles tem vantagens quando bem indicado e ambos podem ser realizado em regime de hospital-dia, ou seja, não há necessidade de passar a noite no hospital ou clínica.
Mas vale a pena tratar hemorroidas com laser?
Para saber se vale a pena, vamos considerar dois estudos sobre tratamento de hemorroidas com laser, publicados em 2020 e 2021.
Em um dos estudos, houve a análise de parâmetros como dor pós-operatória, taxa de resolução dos sintomas e satisfação dos pacientes, enquanto o outro acompanhou os pacientes por até um ano para avaliar a médio prazo.
Os autores obtiveram excelentes resultados, com taxas de resolução maiores que 93%, pouca dor ou nenhuma dor no pós-operatório e grande satisfação dos pacientes.
Mas ATENÇÃO, apesar de resultados animadores, estes estudos não acompanharam muitos pacientes e não compararam os resultados com outras técnicas cirúrgicas de hemorroidas, o que enfraquece as conclusões.
Qual a conclusão sobre o laser?
A doença hemorroidaria é um problema que leva a grande perda de qualidade de vida, com sintomas muito variáveis que vão desde o sangramento, até a exteriorização dos mamilos através do canal anal.
A busca por métodos menos invasivos, que atinjam bons e duradouros resultados, está longe de chegar ao fim. Sabemos que, muitas vezes, a busca por cirurgias menos dolorosas acaba por esbarrar em piores taxas de cura.
O laser é uma opção segura, aprovada e comprovada como sendo pouco dolorosa e com grande potencial. Estudos com maior tempo de acompanhamento e com análises comparativas com outras técnicas vão ajudar a ter resultados que ajudem na melhor escolha para cada paciente.
Até mais, pessoal!
Comments